Convidado: José Martins Loureiro - Artesão

José Martins Loureiro

Contribuinte nº 11
8525387 - Portador do B.I. nº 5980495, do arquivo de Lisboa

José é um artesão natural de Barcelos a residir nas Caldas das taipas. Tem como profissão, a categoria de entalhador de primeira, na cidade de Braga, com experiência à mais de trinta anos, dedicando-se ao artesanato nos tempos livres. Esse trabalho baseia-se em quadros artesanais feitos com folhas de madeira e outros elementos de matéria-prima, alguns deles usa a tela. Todo este trabalhado é manual, para além das molduras. Participou em algumas exposições colectivas, poucas! Estive (2) duas vezes na casa do Benfica da Póvoa de Lanhoso, juntamente com a festa do livro: (Inspiração do Compositor), onde foi convidado VIP. Expôs quadros e candeeiros artesanais, juntamente com vários artistas plásticos conceituados, escritores e músicos, tal como os escritores; Quelhas, Cunha de Leiradella, José Oliveira, Domingos Ferreira e P. Aquilino Pereira; Pintores, Amaro Lopes, José Maria, Jorge Nascimento, Ana Barbosa, Domingos Ferreira e Quelhas . Também cooperou numa (1) exposição colectiva no Teatro Clube da Póvoa de Lanhoso, designada por exposição aberta. Participou ainda em (2) duas exposições individuais no Café Cine Convívio Fura e na Inov
alar Decorações. Tudo na vila do concelho de Póvoa de Lanhoso. Teve patente também seus quadros na Lusolivro e Sporting Clube de Zurique em Zurique, na apresentação e festa d' O livro da criança, do autor nato Povoense Quelhas. Trabalha os seus quadros artesanais com colagens em madeira e folhas de madeira, assim como pequenos troncos de madeira esculpidos para candeeiros. Comercializa as suas obras que são bastantes procuradas em casas de decoração e móveis. As exposições para José Loureiro ainda não são rentáveis, apenas se deu a conhecer no mundo cultural e foi adquirindo amigos.

“Por timidez, estive contido muito tempo, até o “Quelhas” me descobrir em 2006, daí em diante expôs e vendi obra d´arte, pois considero que o artesanato está no topo do meu alento”.

TLM: 965 313 626 - José Loureiro

Convidado de Honra pelo autor povoense Quelhas "José Martins Loureiro”

autor Quelhas



quarta-feira, 3 de março de 2010

Tronquinho Verde

Tronquinho Castanho & Preto


Candeeiros artesanais do escultor José Martins Loureiro

Livro Inspiração do Compsitor e amostra de artesanato de José Martins Loureiro

Casa do Benfica da Póvoa de Lanhoso na festa do Livro "Inspiração do Compositor" do autor Quelhas

Convidados do autor Quelhas, José Martins Loureiro & Esposa na exposição que participou


Exposição com biboreto na casa do Benfica com convidados e amigos do autor Quelhas


Exposição de pintura e esculturas na Casa do Benfica da Póvoa de Lanhoso

Técnica colagens de folhas de madeira sob madeiracom pinturas e quadros artesanais

José Martins Loureiro Convidado de Honra na Casa do Benfica pelo autor Quelhas

Evento Cultural: Ajudar a casa do Benfica a crescer...
Apresentação da 1.a edição do livro Inspiração do Compositor
Esta iniciativa do evento cultural foi a pensar promover a casa do Benfica a crescer, promover os artesãos locais, incentivar as pessoas a ler mais e melhor. Agradeço aos artistas que tiveram patente nesta exposição de obras de arte com artistas diversos… Como artistas de quadros em tela pintados a óleo – Naif – Zé Maria. Também quadros artesanais em madeira, candeeiros artesanais – José Martins Loureiro. E ainda quadros computorizados em robótica – Domingos Ferreira. Com quadros pinturas em aguarela – Amaro Lopes. E claro o livro: “Inspiração do Compositor” do autor – “Quelhas” Com acompanhamento do teclista – Nelson. A fotografia essa foi encarregue ao – Martinho de Sousa da nove3cinco. No decorrer do evento cultural teve a participação de cerca de cem pessoas, do concelho e fora dele, amigos do peito… A abertura foi feita pelo autor local, João Carlos Veloso Gonçalves, apelido paterno, e escolhido como nome artístico de “Quelhas” que apresentou o autor convidado. A apresentação foi feita pelo convidado Domingos Ferreira – escritor e artista de robótica, este o único culpado de “eu” ter feito um livro, no qual a partir daí me apaixonei pela escrita, culpa “ dele” do D.F. Seguidamente convidei a Maria – a menina que gostava de ser escritora a ler poemas de vida do livro em causa “Inspiração do Compositor” e tantos outros, devo dizer que a Maria foi uma das crianças seleccionadas na EB1 de Garfe pelos professores com um texto e um desenho para “Inspiração de: O Livro da Criança”. “Eu” o dito “Quelhas” autor e responsável pelo evento cultural nesta noite de festa, foi chamando e apresentando os artistas vários a subir ao palco onde estes explicaram e falaram das suas obras de arte. Mais para o final chamando o presidente da casa do Benfica, lendo lhe uma dedicatória manuscrita no livro “Inspiração do Compositor” com o intuito de ser o 1.º livro para a biblioteca da casa do Benfica da Póvoa de Lanhoso, seguindo-se a oferta da mesma forma dos 2 livros do autor Domingos Ferreira, “Impactos da Vida & Liberdade por momento”, seguiu-se com mais algumas leituras acompanhado pele teclado de Nelson e posteriormente, este mesmo, acabou a festa com a concertina que exibiu e muito bem. Na finalíssima e última palavra agradeci de novo aos presentes, oferecendo ao Simão, proprietário da casa, uma garrafa de uma bebida branca com o símbolo do Benfica.
Póvoa de Lanhoso 12 de Junho de 2007

José Martins Loureiro Expõe pela segunda vez na casa do Benfica da Póvoa de Lanhoso a convite do autor Quelhas

Também e pela segunda vez estive na minha terra Natal (Casa do Benfica)

Lançamento da 2.a edição do livro Inspiração do Compositor
O autor em tornes pela cultura e pela promoção do livro “Inspiração do Compositor” Pela segunda vez esteve na minha terra Natal, Sobradelo da Goma, na casa do Benfica da Póvoa de Lanhoso. Tive como convidados e amigos os Ex.mos Senhores: Padre Aquilino Pereira (escritor), Cunha de Leiradella (Dramaturgo) José Oliveira (escritores), Domingos Ferreira (escritor/pintor digital), Jorge Nascimento e Ana Barbosa (artistas plásticos), Nelson Fernandes e Manuel Vieira (músicos). Este espaço é agradável e familiar para visitar e levar a família, mas neste dia e devido a outros eventos no concelho e algumas festas por perto o afluxo de gente esteve aquém das expectativas, ou talvez as pessoas da Póvoa de Lanhoso não dêem valor a eventos culturais!?
“Bem quero aqui frisar que a maior parte dos elementos da própria direcção da casa do Benfica não participaram, nem tão pouco fizeram publicidade ao evento para incentivar o povo a ir à casa do Benfica e dar a conhecer também a casa como casa cultural do futuro a par com o futebol.” O senhor Abade a meu pedido benzeu a casa do Benfica da Póvoa de Lanhoso, espero que a partir de agora a direcção fique mais unida!
Seguidamente, eu, “Quelhas”, como autor dei a conhecer outra farsa escondida em mim, agora como pintor a lápis de cor, lápis de cera, caneta e guache. Depois agradeci aos artistas plásticos pela sua participação na exposição de pinturas diversificadas, juntamente com pinturas já expostas anteriormente, desde o primeiro evento cultural promovido por mim, designado por, “Ajudar a casa do Benfica a crescer” com quadros de Zé Maria, Amaro Lopes, Domingos Ferreira e José Martins Loureiro. No decorrer da festa e a juntar ao Livro: Inspiração do Compositor “Quelhas” Liberdade por momento e Impactos da vida “Domingos Ferreira” os primeiros três livros para constituir uma biblioteca da casa do Benfica, ofereci mais cinco exemplares compostos por historias e contos de vários artistas povoenses e minhotos, como Zé Abílio Coelho, Altino do Tojal e outros aqui presentes neste evento. Depois em seguida os escritores Cunha de Leiradella e Zé Oliveira ofereceram outro livro, este de contos de Natal de sua autoria, assim esta instituição já conta com nove livros da região e todos eles oferecidos, dedicados e rubricados á sua casa cultural. Em meu nome pessoal, como conterrâneo e como escritor/pintor apelo a todos que quiserem oferecer um livro, para um dia destes podermos todos juntos fazer outra festa para a inauguração da sua biblioteca, podem dirigir-se a mim. Para terminar os músicos Nelson Fernandes e Manuel Vieira foram os meninos que mais animaram a festa, obrigado a todos os convidados e publico presente, até um dia destes…

João Carlos Veloso Gonçalves “Quelhas”
inspiracaodoautor@sapo.pt
Póvoa de Lanhoso – Portugal