Convidado: José Martins Loureiro - Artesão

José Martins Loureiro

Contribuinte nº 11
8525387 - Portador do B.I. nº 5980495, do arquivo de Lisboa

José é um artesão natural de Barcelos a residir nas Caldas das taipas. Tem como profissão, a categoria de entalhador de primeira, na cidade de Braga, com experiência à mais de trinta anos, dedicando-se ao artesanato nos tempos livres. Esse trabalho baseia-se em quadros artesanais feitos com folhas de madeira e outros elementos de matéria-prima, alguns deles usa a tela. Todo este trabalhado é manual, para além das molduras. Participou em algumas exposições colectivas, poucas! Estive (2) duas vezes na casa do Benfica da Póvoa de Lanhoso, juntamente com a festa do livro: (Inspiração do Compositor), onde foi convidado VIP. Expôs quadros e candeeiros artesanais, juntamente com vários artistas plásticos conceituados, escritores e músicos, tal como os escritores; Quelhas, Cunha de Leiradella, José Oliveira, Domingos Ferreira e P. Aquilino Pereira; Pintores, Amaro Lopes, José Maria, Jorge Nascimento, Ana Barbosa, Domingos Ferreira e Quelhas . Também cooperou numa (1) exposição colectiva no Teatro Clube da Póvoa de Lanhoso, designada por exposição aberta. Participou ainda em (2) duas exposições individuais no Café Cine Convívio Fura e na Inov
alar Decorações. Tudo na vila do concelho de Póvoa de Lanhoso. Teve patente também seus quadros na Lusolivro e Sporting Clube de Zurique em Zurique, na apresentação e festa d' O livro da criança, do autor nato Povoense Quelhas. Trabalha os seus quadros artesanais com colagens em madeira e folhas de madeira, assim como pequenos troncos de madeira esculpidos para candeeiros. Comercializa as suas obras que são bastantes procuradas em casas de decoração e móveis. As exposições para José Loureiro ainda não são rentáveis, apenas se deu a conhecer no mundo cultural e foi adquirindo amigos.

“Por timidez, estive contido muito tempo, até o “Quelhas” me descobrir em 2006, daí em diante expôs e vendi obra d´arte, pois considero que o artesanato está no topo do meu alento”.

TLM: 965 313 626 - José Loureiro

Convidado de Honra pelo autor povoense Quelhas "José Martins Loureiro”

autor Quelhas



quarta-feira, 3 de março de 2010

José Martins Loureiro Convidado de Honra na Casa do Benfica pelo autor Quelhas

Evento Cultural: Ajudar a casa do Benfica a crescer...
Apresentação da 1.a edição do livro Inspiração do Compositor
Esta iniciativa do evento cultural foi a pensar promover a casa do Benfica a crescer, promover os artesãos locais, incentivar as pessoas a ler mais e melhor. Agradeço aos artistas que tiveram patente nesta exposição de obras de arte com artistas diversos… Como artistas de quadros em tela pintados a óleo – Naif – Zé Maria. Também quadros artesanais em madeira, candeeiros artesanais – José Martins Loureiro. E ainda quadros computorizados em robótica – Domingos Ferreira. Com quadros pinturas em aguarela – Amaro Lopes. E claro o livro: “Inspiração do Compositor” do autor – “Quelhas” Com acompanhamento do teclista – Nelson. A fotografia essa foi encarregue ao – Martinho de Sousa da nove3cinco. No decorrer do evento cultural teve a participação de cerca de cem pessoas, do concelho e fora dele, amigos do peito… A abertura foi feita pelo autor local, João Carlos Veloso Gonçalves, apelido paterno, e escolhido como nome artístico de “Quelhas” que apresentou o autor convidado. A apresentação foi feita pelo convidado Domingos Ferreira – escritor e artista de robótica, este o único culpado de “eu” ter feito um livro, no qual a partir daí me apaixonei pela escrita, culpa “ dele” do D.F. Seguidamente convidei a Maria – a menina que gostava de ser escritora a ler poemas de vida do livro em causa “Inspiração do Compositor” e tantos outros, devo dizer que a Maria foi uma das crianças seleccionadas na EB1 de Garfe pelos professores com um texto e um desenho para “Inspiração de: O Livro da Criança”. “Eu” o dito “Quelhas” autor e responsável pelo evento cultural nesta noite de festa, foi chamando e apresentando os artistas vários a subir ao palco onde estes explicaram e falaram das suas obras de arte. Mais para o final chamando o presidente da casa do Benfica, lendo lhe uma dedicatória manuscrita no livro “Inspiração do Compositor” com o intuito de ser o 1.º livro para a biblioteca da casa do Benfica da Póvoa de Lanhoso, seguindo-se a oferta da mesma forma dos 2 livros do autor Domingos Ferreira, “Impactos da Vida & Liberdade por momento”, seguiu-se com mais algumas leituras acompanhado pele teclado de Nelson e posteriormente, este mesmo, acabou a festa com a concertina que exibiu e muito bem. Na finalíssima e última palavra agradeci de novo aos presentes, oferecendo ao Simão, proprietário da casa, uma garrafa de uma bebida branca com o símbolo do Benfica.
Póvoa de Lanhoso 12 de Junho de 2007

Sem comentários:

Enviar um comentário