Convidado: José Martins Loureiro - Artesão

José Martins Loureiro

Contribuinte nº 11
8525387 - Portador do B.I. nº 5980495, do arquivo de Lisboa

José é um artesão natural de Barcelos a residir nas Caldas das taipas. Tem como profissão, a categoria de entalhador de primeira, na cidade de Braga, com experiência à mais de trinta anos, dedicando-se ao artesanato nos tempos livres. Esse trabalho baseia-se em quadros artesanais feitos com folhas de madeira e outros elementos de matéria-prima, alguns deles usa a tela. Todo este trabalhado é manual, para além das molduras. Participou em algumas exposições colectivas, poucas! Estive (2) duas vezes na casa do Benfica da Póvoa de Lanhoso, juntamente com a festa do livro: (Inspiração do Compositor), onde foi convidado VIP. Expôs quadros e candeeiros artesanais, juntamente com vários artistas plásticos conceituados, escritores e músicos, tal como os escritores; Quelhas, Cunha de Leiradella, José Oliveira, Domingos Ferreira e P. Aquilino Pereira; Pintores, Amaro Lopes, José Maria, Jorge Nascimento, Ana Barbosa, Domingos Ferreira e Quelhas . Também cooperou numa (1) exposição colectiva no Teatro Clube da Póvoa de Lanhoso, designada por exposição aberta. Participou ainda em (2) duas exposições individuais no Café Cine Convívio Fura e na Inov
alar Decorações. Tudo na vila do concelho de Póvoa de Lanhoso. Teve patente também seus quadros na Lusolivro e Sporting Clube de Zurique em Zurique, na apresentação e festa d' O livro da criança, do autor nato Povoense Quelhas. Trabalha os seus quadros artesanais com colagens em madeira e folhas de madeira, assim como pequenos troncos de madeira esculpidos para candeeiros. Comercializa as suas obras que são bastantes procuradas em casas de decoração e móveis. As exposições para José Loureiro ainda não são rentáveis, apenas se deu a conhecer no mundo cultural e foi adquirindo amigos.

“Por timidez, estive contido muito tempo, até o “Quelhas” me descobrir em 2006, daí em diante expôs e vendi obra d´arte, pois considero que o artesanato está no topo do meu alento”.

TLM: 965 313 626 - José Loureiro

Convidado de Honra pelo autor povoense Quelhas "José Martins Loureiro”

autor Quelhas



quarta-feira, 3 de março de 2010

José Martins Loureiro Expõe pela segunda vez na casa do Benfica da Póvoa de Lanhoso a convite do autor Quelhas

Também e pela segunda vez estive na minha terra Natal (Casa do Benfica)

Lançamento da 2.a edição do livro Inspiração do Compositor
O autor em tornes pela cultura e pela promoção do livro “Inspiração do Compositor” Pela segunda vez esteve na minha terra Natal, Sobradelo da Goma, na casa do Benfica da Póvoa de Lanhoso. Tive como convidados e amigos os Ex.mos Senhores: Padre Aquilino Pereira (escritor), Cunha de Leiradella (Dramaturgo) José Oliveira (escritores), Domingos Ferreira (escritor/pintor digital), Jorge Nascimento e Ana Barbosa (artistas plásticos), Nelson Fernandes e Manuel Vieira (músicos). Este espaço é agradável e familiar para visitar e levar a família, mas neste dia e devido a outros eventos no concelho e algumas festas por perto o afluxo de gente esteve aquém das expectativas, ou talvez as pessoas da Póvoa de Lanhoso não dêem valor a eventos culturais!?
“Bem quero aqui frisar que a maior parte dos elementos da própria direcção da casa do Benfica não participaram, nem tão pouco fizeram publicidade ao evento para incentivar o povo a ir à casa do Benfica e dar a conhecer também a casa como casa cultural do futuro a par com o futebol.” O senhor Abade a meu pedido benzeu a casa do Benfica da Póvoa de Lanhoso, espero que a partir de agora a direcção fique mais unida!
Seguidamente, eu, “Quelhas”, como autor dei a conhecer outra farsa escondida em mim, agora como pintor a lápis de cor, lápis de cera, caneta e guache. Depois agradeci aos artistas plásticos pela sua participação na exposição de pinturas diversificadas, juntamente com pinturas já expostas anteriormente, desde o primeiro evento cultural promovido por mim, designado por, “Ajudar a casa do Benfica a crescer” com quadros de Zé Maria, Amaro Lopes, Domingos Ferreira e José Martins Loureiro. No decorrer da festa e a juntar ao Livro: Inspiração do Compositor “Quelhas” Liberdade por momento e Impactos da vida “Domingos Ferreira” os primeiros três livros para constituir uma biblioteca da casa do Benfica, ofereci mais cinco exemplares compostos por historias e contos de vários artistas povoenses e minhotos, como Zé Abílio Coelho, Altino do Tojal e outros aqui presentes neste evento. Depois em seguida os escritores Cunha de Leiradella e Zé Oliveira ofereceram outro livro, este de contos de Natal de sua autoria, assim esta instituição já conta com nove livros da região e todos eles oferecidos, dedicados e rubricados á sua casa cultural. Em meu nome pessoal, como conterrâneo e como escritor/pintor apelo a todos que quiserem oferecer um livro, para um dia destes podermos todos juntos fazer outra festa para a inauguração da sua biblioteca, podem dirigir-se a mim. Para terminar os músicos Nelson Fernandes e Manuel Vieira foram os meninos que mais animaram a festa, obrigado a todos os convidados e publico presente, até um dia destes…

João Carlos Veloso Gonçalves “Quelhas”
inspiracaodoautor@sapo.pt
Póvoa de Lanhoso – Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário